RECOMENDAÇÕES E CONSENSOS APAPE
COVID-19
NOVO
Follow-up de dispositivos cardíacos electrónicos implantáveis na era pós-Covid: Recomendações da APAPE
Iniciado o processo de desconfinamento, mas tendo em perspectiva, em primeiro lugar, a necessidade de prevenção de contágios a médio prazo enquanto não for disponibilizada cura ou vacina para a Covid-19, e em segundo, a preparação para a possibilidade de haver mais vagas desta doença ou de outras similares. Importa reter e estabelecer para uso futuro (pós-Covid) algumas destas medidas que surgiram num período de crise, mas que aumentaram a referida “eficiência do Sistema”, e como tal, têm aplicabilidade futura.
A telemedicina e a telemonitorização, utilizando meios de conectividade e plataformas universalmente difundidos no quotidiano não médico, emergiram, neste contexto de crise, como um complemento omnipresente, e muitas vezes substituto, da prática da medicina convencional, e foram recursos utilizados de forma transversal em todas as especialidades.
Neste contexto, entende a APAPE emitir a seguinte recomendação referente ao seguimento de doentes com dispositivos cardíacos implantados.