Electrofisiologia 2017

Associação Comercial e Industrial de Guimarães

O programa foi elaborado por um comissão integrando elementos APAPE e IPRC, tendo o secretariado e a logística sido centralizados pelo IPRC, com o apoio da empresa de eventos Xarm e do responsável pelo centro local, Dr. Victor Sanfins.

A reunião teve 64 inscrições, tendo estado representados todos os centros nacionais de electrofisiologia, com o habitual apoio das seis firmas da Indústria de dispositivos médicos que se dedicam a esta área, os quais se fizeram representar por membros dos seus corpos gerentes e elementos dos respectivos staffs.

O programa científico foi monotemático, abordando o tema “Explorando o Mapeamento 3D no Mundo das Arritmias” que foi também o foco do curso pré-congresso, realizado com a participação das 3 empresas com sistemas de mapeamento eletroanatomico – a Biosense, a St Jude Medical/Abbott e a Boston Scientific

Da parte da manhã tiveram lugar duas Mesas Redondas, focando a primeira o “Mapeamento das arritmias ventriculares” abordando a metodologia utilizada nas diferentes arritmias, e a segunda as “Inovações no mapeamento ” focando os sistemas mais recentes disponíveis para essa finalidade.

A tarde foi preenchida por uma controvérsia sobre a ablação da fibrilhação auricular, discutindo-se o papel do mapeamento nas escolha das opções terapêuticas destinadas a complementar o isolamento das veias pulmonares em casos complexos ou recidivantes, e para terminar uma mesa redonda sobre o papel do mapeamento nas diversas arritmias supraventriculares.

2020-01-10T12:14:08+00:00