Loading...
Informação para os doentes2019-11-24T15:35:06+00:00

Informação para os doentes

Fibrilhação auricular

A fibrilhação auricular é uma arritmia que faz com que o coração bata de forma totalmente irregular. As câmaras superiores do coração (as aurículas) “estremecem” num padrão muito rápido e caótico, levando ao abrandamento ou mesmo estagnação do fluxo sanguíneo intra-auricular. As principais câmaras de bombeamento (os ventrículos), também batem irregularmente e, como tal, não bombeiam o sangue de forma tão eficiente.

Arritmias cardíacas

As arritmias cardíacas ocorrem quando os impulsos eléctricos que coordenam os batimentos do coração não funcionam adequadamente, fazendo com que o batimento cardíaco seja muito rápido, muito lento ou irregular.

Para prevenir as arritmias cardíacas, é essencial adoptar hábitos de vida saudáveis, como alimentação equilibrada, rica em legumes, frutas e verduras, não ingerir ou não exceder o consumo de bebidas alcoólicas e energéticas, não fumar, praticar exercício físico de intensidade moderada, estar atento à saúde emocional e, pelo menos uma vez por ano, consultar-se com um cardiologista para a realização de exames preventivos. Quanto ao exercício físico, é importante saber que quando excessivo/desproporcional pode ser prejudicial e por isso, é essencial consultar o médico para saber qual o nível e tipo de actividade física mais apropriada para si.

Morte súbita cardíaca

A morte súbita é a morte instantânea, inesperada, repentina e não acidental, na maioria das vezes de origem cardíaca. Na morte súbita cardíaca há uma perda abrupta da função cardíaca e consequentemente da consciência e da função respiratória. Com um tratamento médico apropriado e rápido, a sobrevivência é possível. Caso sejam iniciadas imediatamente manobras de ressuscitação (compressões torácicas, desfibrilhador externo, se disponível) até chegar ajuda médica, a probabilidade de sobrevivência aumenta, porque a falta de sangue oxigenado no cérebro causa danos irreversíveis.

Para reduzir o risco de morte súbita cardíaca deve consultar regularmente o seu médico, fazer o rastreio de doenças cardíacas e ter um estilo de vida saudável.