Hotel Montebelo Vista Alegre, em Ílhavo (Aveiro)

Organização conjunta da APAPE e IPRC. A coordenação científica pertenceu aos Drs. Hipólito Reis, presidente da APAPE e Pedro Marques, Vice-presidente da APAPE para a Área de Pacing, tendo a logística sido centralizada pelo IPRC, com a cooperação da empresa de Xarm-eventos.

A reunião teve 64 inscrições, com o apoio  das cinco firmas da Indústria de dispositivos médicos que se dedicam a esta área.

O programa científico compreendeu 3 mesas dedicadas à utilização do pacing em “bradiarritmias”, “ressincronização cardíaca” e “taquiarritmias”. A parte da tarde iniciou-se com uma sessão de homenagem ao Centro de Pacing do Hospital Infante D. Pedro (Aveiro), com a apresentação da actividade no campo da terapêutica das bradiarritmias. Seguiu-se uma apresentação pelo Vice-presidente da APAPE para a Área de Pacing, Dr. Pedro Marques, dos números do registo nacional de pacing referentes ao ano de 2015. Por fim teve lugar uma sessão abrangendo uma reflexão sobre temas como a organização de equipas híbridas na abordagem de situações arritmológicas, as potencialidades da implantação de dispositivos em regímen ambulatório e a discussão crítica de alguns aspectos metodológicos dos ensaios científicos.