Loading...

Arritmias 2017

Cascais Miragem Hotel

Organizada pela APAPE e pelo IPRC.

Foram contabilizadas 266 inscrições, com 88 participantes activos (faculty).

Os grandes temas da reunião foram a fibrilhação auricular nos seus aspectos epidemiológicos e predição do sucesso da terapêutica ablativa, estudos recentes sobre morte súbita e insuficiência cardíaca, novos aspectos na utilização de dispositivos implantáveis, o mapeamento de alta definição na ablação de TV, arritmias no coração do atleta, arritmias na polineuropatia amiloidótica familiar, novos anticoagulantes orais e importância do bloqueio do ramo esquerdo. O programa incluiu o Simpósio Luso-Brasileiro. Tiveram lugar 6 mesas redondas médicas, uma de cardiopneumologistas e uma com enfermeiros. Destacamos destas mesas-redondas a de novos anticoagulantes orais – sessão conjunta com o Grupo de Estudos de Trombose e Plaquetas da SPC -, e ainda outras duas mesas em que intervieram representantes na Medicina Geral e Familiar e da Medicina Interna. Para além de uma conferência por um convidado estrangeiro (Dr.ª Caterina Bisceglia) e outra por um cardiologista nacional (Dr. Hipólito Reis), houve a habitual sessão de controvérsia assim como a de casos clínicos. A manhã do primeiro dia foi preenchida pelas sessões de “Temas em foco”, compreendendo um painel de discussão que integrava arritmologistas e cardiologistas gerais, em que se discutiram na primeira sessão o tema “Fibrilhação auricular (estudos epidemiológicos nacionais) ” e na segunda sessão o tema “Morte súbita e Insuficiência Cardíaca (experiência portuguesa e trials recentes) ”.

A exposição de posters incluiu 43 comunicações sendo atribuído o prémio para o melhor poster (prémio Medtronic), seleccionado por um júri nomeado para o efeito pela Comissão Organizadora.

As casas de dispositivos médicos e laboratórios clínicos participaram na reunião a nível da exposição técnica, com 7 stands, tendo duas casas optado por hospitality-suites. Foram organizados dois simpósios da indústria (St. Jude Medical e BMS/Pfizer).~

Foi distribuído um número do jornal NewsFarma, que compreendeu uma entrevista com o Presidente do IPRC e textos acerca dos temas de algumas das mesas.

A reunião contou com o patrocínio das seguintes entidades: Bayer Portugal, Biosense Webster/Johnson & Johnson, Biotronik  Portugal, Boehringer Ingelheim, Boston Scientific, Bristol-Myers Squibb/ Pfizer, LivaNova, Medtronic Portugal, St. Jude Medical.

2018-11-30T05:47:45+00:00